
Cuits de Abóbora e Queijo
Share
Cuits de Abóbora e Queijo
"Estes biscoitos contêm farinhas com alto teor em proteínas e fibras, que vão ajudar na sua digestão. Para além das farinhas escolhidas, também temos a abóbora que é uma ótima fonte de fibras prébioticas e o vegetal de eleição quando existem problemas gastrointestinais. A adição do queijo cottage, aumenta imenso o valor proteico e nutricional." Marta Oliveira - https://www.martaoliveiravetnurse.com/
Farinha de Espelta
A espelta é uma variedade de trigo (trigo vermelho) mais antigo originária do sudoeste asiático. Apesar de ser muito similar à conhecida farinha de trigo, a espelta contém um valor nutricional muito superior. Tem um teor de proteína e fibras mais alto e é por isto, um alimento com digestão mais fácil.
É rica em vitaminas do complexo B (principalmente vitamina B3) e vitamina E e minerais tais como o fósforo, magnésio, potássio e cálcio. Devido ao seu alto teor em fibras, esta farinha auxilia na redução dos níveis de colesterol LDL e a aumentar os níveis de colesterol HDL no sangue e, ajuda no controlo do índice glicémico no sangue e absorção de glucose pelas células.
Esta também é uma farinha com um teor de glúten menor, quando comparado à farinha de trigo branca, logo está indicada quando existe a finalidade de reduzir glúten na dieta.

Valor nutricional em 100g
- Proteína - 14,5g
- Fibras - 9,3g
- Fósforo - 363mg
- Potássio - 350mg
- Magnésio - 124mg
- Cálcio - 30mg
- Vitamina B3 (Niacina) - 5,47mg
Aveia
Tal como a farinha de espelta o uso da farinha de aveia vai fazer com que este seja um biscoito gentil para o sistema digestivo e de fácil digestão.

Valor Nutricional
- Proteína - por volta de 17%
- Contem fibras solúveis (ajudam a manter níveis de colesterol e triglicéridos baixos)
- Rico em magnésio, fósforo, potássio, ferro, manganês, zinco e vitaminas do complexo B (B5 e B9)
- Baixo em glúten
Queijo Cottage
O queijo cottage é um queijo rico em proteínas, cálcio, fósforo e potássio mas baixo em calorias, gordura, sódio e lactose em comparação com outros queijos. Isto faz com que seja uma ótima escolha de queijo quando falamos em dietas para os nossos cães.

Valor Nutricional em 100g:
- Proteína - 11,6g
- Gordura - 4,22g
- Cálcio - 88mg
- Fósforo - 154mg
- Potássio - 124mg
- Sódio - 350mg
Abóbora
A abóbora é uma excelente adição à dieta dos cães, oferecendo benefícios nutricionais e medicinais. Rica em fibras, ajuda a regular o sistema digestivo, aliviando tanto a diarreia quanto a prisão de ventre. Contém vitaminas A, C e E, além de antioxidantes que fortalecem o sistema imunológico e promovem a saúde da pele e do pelo.

Abaixo estão alguns dos benefícios da abóbora na alimentação dos nossos cães:
1. Vitaminas e Minerais
A abóbora está repleta de nutrientes de que o cão necessita. É uma ótima fonte de Vitaminas A, E e C, que são importantes para o sistema imunitário, função cerebral, olhos e saúde da pele.
A abóbora também contém minerais importantes como potássio, cobre, manganês e ferro, que desempenham cada um o seu papel nas funções celulares.
2. Saúde Ocular
Tal como outros vegetais laranja, a abóbora contém muito beta-caroteno, que é um precursor da vitamina A. Uma vez convertido em vitamina A no corpo, ajuda a melhorar a visão, além de reforçar a imunidade geral, a saúde da pele e do pelo. O carotenoide zeaxantina também protege os olhos do cão contra danos provocados pela luz.

3. Antioxidantes
Os antioxidantes protegem o cão contra radicais livres perigosos no corpo. Os radicais livres são células danificadas que roubam moléculas de outras células. São um subproduto natural do metabolismo e da exposição a toxinas no ambiente. Mas, se os radicais livres não forem controlados, podem prejudicar as células do cão e até o seu ADN.
Os antioxidantes na abóbora incluem estes pigmentos vegetais, chamados carotenoides:
- Beta-caroteno
- Zeaxantina
- Beta-criptoxantina
Os carotenoides ajudam a reduzir o risco de cancro e de doenças degenerativas. Estudos mostram que também podem ser benéficos para a saúde óssea. Tal como o beta-caroteno, a beta-criptoxantina também forma vitamina A. A zeaxantina contribui para retardar o processo de envelhecimento, melhorar a saúde cardíaca, aumentar os níveis de glutationa e reduzir a inflamação da pele.
4. Fibra
A abóbora é uma boa fonte de fibra, o que é ótimo para a saúde digestiva do cão. A fibra solúvel presente na abóbora absorve água, o que pode ajudar a solidificar as fezes moles quando o cão tem diarreia.
A fibra também pode ajudar com o problema oposto, desempenhando uma função laxante ajudando nas fezes duras no caso de prisão de ventre.
A fibra na abóbora pode ainda ajudar o seu cão a sentir-se saciado por mais tempo e pode prevenir problemas nas glândulas anais dos cães.
Link para artigo completo sobre a abóbora na dieta do cão:
https://www.Artigo realizado por: Marta Oliveira